CADERNO DE LEITURA:
Um recurso a favor da
alfabetização
O que se pode aprender?
O caderno de leitura possibilita:
• Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros
• Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças
• Organizar os textos trabalhados em classe
• Desenvolver atividades de leitura compartilhada
• Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de
forma convencional
• Socializar com os familiares alguns dos textos que
circulam na sala de aula
• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as
crianças desejarem e/ou necessitarem
• Criar um referencial estável de textos/palavras que podem
ser usados no momento de produzir outros textos.
Que textos
selecionar?
O caderno de leitura pode ter
duas partes. Uma delas com textos como trava-línguas, parlendas, poemas,
quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E
outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para
compartilhar com familiares e amigos: conto de fadas, fábulas, piadas, receitas
e outros.
Quais os objetivos?
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
• Possibilitar o contato direto das crianças com textos
reais
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas
crianças
• Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se
constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não
sabem ler convencionalmente
• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que
utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está
escrito
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão
sobre a escrita convencional
• Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato
de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever,
sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor
sonoro convencional das letras...
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos
sobre a escrita.
Alguns cuidados com
o caderno de leitura
É importante:
• Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do
caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e
como será utilizado em casa e na escola
• Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva
de um índice dos textos
• Garantir uma boa apresentação do material (textos bem
impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com
capricho pelo professor etc)
• Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com
o caderno
• Apresentar às crianças os portadores de onde são
transcritos os textos
• Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos
portadores de origem
• Não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende
que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras
estratégias.
• Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na
mochila das crianças, para que circule além da escola..
Retirado do blog: Era Uma Vez... by Hilary
0 comentários:
Postar um comentário